Já planejou sua SIPAT para 2021. Veja essas dicas.
- Ayrton Brandão
- 26 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Semana da SIPAT, SIPATMA, SIPATR ou qualquer outra campanha de prevenção é fundamental que haja planejamento e organização. Se você é profissional de SST ou RH deve ter em mente que organizar um evento como esse exige muito empenho e dedicação.
Antes de mais nada você precisa estar ciente que é impossível conseguirmos fazer tudo sozinho. Precisamos de pessoas ao nosso lado que nos ajude, contribuam para o sucesso e atendimento dos objetivos almejados. Sabemos que a obrigatoriedade da Semanas Internas de Prevenção é responsabilidade e atribuição da CIPA mas, nem sempre é o que acontece. Em muitas empresas essa tarefa acaba ficando inteiramente sobre os cuidados do SESMT ou do técnico de segurança, o que é ruim, pois dessa forma, o evento deixa de ter uma organização heterogênea e acaba centralizando muitas tarefas em uma única pessoa ou limitando em um pequeno grupo.
Toda e qualquer campanha deve ter uma organização ampla e o envolvimento de diversas áreas analisando as necessidades internas e o contexto do momento atual e do que acontece fora da empresa.
Um exemplo muito evidente é o que estamos vivendo com a Pandemia do COVID-19 que trouxe de forma contundente o olhar mais atento das pessoas para os cuidados com a saúde e o bem-estar. Se antes, fazer uma academia, para muitos ainda estava associado por uma questão de vaidade e estética, agora podemos entender que vai muito além disso. As pessoas estão em busca por informações confiáveis que venha agregar em suas vidas.
Outra questão é a própria tecnologia. Se por um lado possibilitou a conexão remota em tempos de isolamento social, por outro, poderá se transformar em um grande problema pois, corremos o risco de quanto tudo isso acabar, de ficarmos dependente dela e preferir relações cada vez mais distante do que uma boa conversa com um amigo ou contato com familiares. Isso já implica em possíveis doenças mentais, uma vez que o ser humano tem necessidade de socialização e de gerar conexões e relações profundas para alcançar sua plenitude.
Outra preocupação é com o futuro e o amanhã. Muitas pessoas se viram em situações vulneráveis com perda de seus empregos, queda e fechamento de empresas e negócios. Poucos eram aqueles que tinham uma reserva financeira para poder ultrapassar a crise com conforto, garantindo suas necessidades básicas. A questão financeira, dicas de orçamento doméstico, é outro assunto muito importante em ser abordado em campanhas na empresa. Por mais que não esteja diretamente ligado em assuntos relacionado a saúde, mas, muitos acidentes ocorrem por descuido e falta de atenção justamente quando alguém possa estar preocupado com algo em sua vida pessoal e a área financeira é uma delas.
Além desses há muitos outros assuntos que podem ser tratados durante suas campanhas o importante é levantar as principais necessidades internas e as necessidades do seu público selecionando os conteúdos e assuntos mais adequados.
Essas são algumas dicas e com certeza há muitas outras mas vamos tratar em um próximo artigo. Fique atento em nossas próximas publicações.





Comentários